Perigos da Obesidade: veja o que pode ocorrer com seu corpo e saúde!

Compartilhe

Você conhece os perigos da obesidade? Ela hoje é a causa de milhares de mortes todos os anos no Brasil e um dos piores problemas de saúde do mundo!

Como podemos definir obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura corporal em excesso. Pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) pode-se apontar que a obesidade é diagnosticada quando nosso Índice de Massa Corporal (IMC) estiver acima de 30.

perigos da obesidade

Para descobrirmos esse número devemos dividir o peso pela altura ao quadrado, ou seja:

IMC = Peso / Altura x Altura

Qual é o seu IMC? 

Causas e Fatores de Risco da Obesidade

O maior e mais comum fator de risco e de causa para a obesidade é a falta de equilíbrio entre as calorias que são consumidas e as que são gastas. Isso quer dizer que, se ingerimos mais calorias e gastamos poucas, a tendência é o aumento de peso, pois o organismo vai acumular essas calorias em forma de gordura.

A obesidade é uma condição que acontece com pessoas que:

  • Possuem problemas genéticos (pouca parte da população possui esse tipo de obesidade),
  • Comem exageradamente, preferindo alimentos que são muito calóricos, e esquecendo-se dos alimentos essenciais, como frutas, verduras e legumes,
  • Gastam poucas calorias – sedentarismo principalmente, além de outros erros de comportamento,
  • Possuem transtornos psicológicos: casos de depressão, estresse, ansiedade, conflitos emocionais, solidão e rejeição são alguns exemplos. Para compensar esses sentimentos, a pessoa tende a se alimentar em demasia, criando uma compulsão alimentar.

É claro que nossa atual vida moderna também proporciona essa formação de males, especialmente a tecnologia que procura nos manter mais confortáveis (e sem perdermos muito tempo e energia).

Como Podemos Tratar o Excesso de Peso?

A obesidade, acima de tudo, deve ser tratada através das mudanças de estilo de vida. Não permaneça com o foco na perda peso, mas sim na questão de melhorar sua saúde.

Para realizar tal ação, precisamos entender que dois itens são imprescindíveis para chegar ao sucesso e ao avanço contra a obesidade:

Uma dieta em baixas calorias e um aumento/início de práticas esportivas é uma grande combinação para diminuir os riscos e as consequências da obesidade. Dependendo o caso, pessoas também possuem o auxílio de remédios contra esse problema de saúde.

Tratamentos mais agressivos tendem a incluir cirurgias.

Contudo, um fator também que precisa ser levado em conta é o seu comportamento. O lado emocional é extremamente atingido, e isso não pode ser esquecido! Fuja dos pensamentos negativos e mantenha o foco em seus objetivos, sempre pensando em sua saúde em longo prazo.

Os Perigos da obesidade no Corpo

Por que devemos tratar a obesidade? Para muitos, a questão é voltada apenas para a estética, já que magreza é sinônimo de beleza, especialmente quando damos muita atenção aos padrões impostos pela sociedade.

No entanto, a obesidade é um dos piores males do século e com tal título, devemos estar cientes dos perigos que ela oferece ao nosso corpo.

obesidade problemas

Quando em crianças ou adolescentes as consequências da obesidade se tornam ainda mais graves. O motivo? O crescimento que ainda virá. A obesidade pode afetar diretamente o desenvolvimento e até diminuir alguns anos de vida das mesmas.

Pessoas com obesidade podem sofrer com diversas complicações de saúde, entre elas:

  • Diversos tipos de câncer, sendo que em homens o de próstata e do colo-retal são os que possuem mais risco, enquanto que nas mulheres são o de mama, endométrio, ovário e útero.
  • Doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial são as mais comuns.
  • Aumento do colesterol e triglicerídeos.
  • Diabetes tipo 2
  • Problemas respiratórios: dificuldades em respirar, cansaço frequente e apneia de sono.
  • Desgaste de articulações e ossos.
  • Problemas de infertilidade e incontinência urinária em homens.
  • Mau funcionamento de rins, produção de pelos em excesso e problemas de ausência de menstruação em mulheres.

Não podemos esquecer-nos dos problemas emocionais que a obesidade acarreta, principalmente em relação à falta de autoestima, isolamento social, depressão, ansiedade e até mesmo discriminação por parte de familiares, amigos e colegas de trabalho.

Para mostrar que a obesidade é algo sério, vamos lembrar que ela causa morte precoce, ok? Ela deve ser cuidada e tratada assim como todos os outros problemas de saúde existentes!

Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site