Farinha de amêndoas – tudo sobre ela

Compartilhe

Veja como a farinha de amêndoas pode ajudar sua saúde, clique e confira

Quem tem intolerância ao glúten ou quer emagrecer, sabe que a farinha de trigo comum ou a de mandioca, são verdadeiros venenos. A farinha de amêndoas é uma grande alternativa para a farinha de trigo branca, geralmente evitada por pessoas que estejam querendo emagrecer e definir os músculos. Além disso, ela é mais indicada para as pessoas no geral, pois possui muito mais nutrientes do que a farinha branca, além de ser mais benéfica para o nosso corpo e saúde.

Ela é uma opção para todos que desejam ter uma vida mais saudável. A seguir, descubra mais sobre essa farinha e todos os seus benefícios quando usada em receitas saudáveis.

farinha de amêndoasPropriedades Nutricionais da Farinha de Amêndoas

Ela é feita através de amêndoas moídas cujas peles são removidas quando colocadas de molho em água fervente. Essas amêndoas sem pele são moídas e peneiradas até que surja a farinha fina, que conhecemos como farinha de amêndoas. É um processo natural e, por isso, a farinha de amêndoas reúne centenas de nutrientes que são essenciais para nosso corpo.

Em uma porção de 28 gramas dessa farinha, nós encontramos 6 gramas de proteínas, 5,6 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibras dietéticas, além de 35% de vitamina E, 31% de manganês e 16% de fósforo. A farinha de amêndoas ainda é rica em antioxidantes e demais substâncias que favorecem nossa saúde.

Benefícios da Farinha de Amêndoas

Ela traz centenas de benefícios e vantagens para o nosso corpo. Os antioxidantes presentes em sua composição evitam a ação dos radicais livres, o que resulta no combate ao envelhecimento precoce e no combate a algumas doenças. Além disso, a vitamina E que está presente na farinha de amêndoas possui ação rejuvenescedora no organismo.

Já o magnésio acaba contribuindo para redução na resistência à insulina, o que promove um maior controle do açúcar no sangue. Essa farinha ainda é considerada um carboidrato de baixo índice glicêmico, isso significa que a glicose é liberada aos poucos na corrente sanguínea, promovendo mais energia por muito mais tempo. O consumo dessa farinha ainda evita o aumento do colesterol ruim, promove a saciedade e contribui para o emagrecimento.

Ela também é recomendada para pessoas com doença celíaca ou que possuam intolerância ao trigo.

Como fazer Farinha de Amêndoas

É muito fácil e rápido fazer essa farinha, por isso você mesmo pode fabricá-la em sua casa, caso tenha os ingredientes necessários:

– 2 litros de água;

– 120 gramas de amêndoas.

Primeiro você deve ferver a água e depois tirá-la do fogo. Coloque as amêndoas dentro da água fervente, tampe e deixe por 15 minutos. Depois você pode ir removendo a casca das amêndoas apertando-as. Depois coloque as amêndoas sem casca em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 3 minutos. Para finalizar, você deverá triturar as amêndoas no processador ou liquidificador, até que elas virem uma farinha bem fina. Você terá a farinha de amêndoas para usar como quiser, sendo que ela pode ser usada como substituta da farinha de trigo em diversos tipos de receitas.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também em outro artigo sobre o macarrão de feijão que é uma delicia fit.

Sugestões podem ser deixadas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site