Como fazer iogurte natural caseiro?

Compartilhe

Procurando por uma dica mais saudável para alimentação da sua família? Você sabia que até os tão queridos iogurtes possuem conservantes entres outros ingredientes? Não se deixe enganar por produtos que prometem benefícios para saúde e garantem ser aliados da sua dieta, mas na verdade possuem altas doses de açúcar. Se você quer aprender a fazer iogurte natural caseiro leia a matéria a seguir.

iogurte natural caseiroO que é iogurte natural caseiro?

O iogurte natural caseiro é a união de apenas dois ingredientes, o leite e o iogurte natural que possuía somente como ingredientes o leite e fermentos lácteos. A história conta que o iogurte foi inventado provavelmente por acidente, pois antigamente não existia uma forma de conservação adequada do leite como existe atualmente então era comum o alimento acabar fermentando. Há relatos que o iogurte foi inventado em 6 mil a.C. na Ásia Central, mas foi produzido industrialmente pela empresa Danone em 1919.

iogurte natural caseiroComo fazer iogurte natural caseiro?

Tenha em mãos os dois ingredientes necessários citados acima (leite e iogurte natural), aqueça um litro de leite até a temperatura máxima de 50° C e quando o leite estiver morno misture com o iogurte natural. Coloque a mistura em uma vasilha e cubra com plástico filme levando-a ao forno que deve estar quente, mas não há a necessidade do forno estar ligado, apenas o preaqueça. Deixe o iogurte descansar por no mínimo 5 horas e no máximo 8 dentro do forno desligado para que possa ficar na consistência adequada.

Quais cuidados devo ter ao fazer meu próprio iogurte natural?

O maior cuidado que você deve tomar é na hora de armazenar seu iogurte natural caseiro para garantir que ele tenha a qualidade desejada. Você pode colocá-lo na geladeira se preferir, principalmente se for acrescentar frutas como manga, morango ou abacaxi que perecem facilmente em ambientes abertos.

iogurte com frutasPosso acrescentar frutas em meu iogurte natural caseiro?

É uma opção deliciosa acrescentar frutas frescas a seu iogurte e até mesmo mel para adoçar. Se você não liga para dieta e está apenas procurando uma receita deliciosa e mais saudável uma boa opção seria adicionar banana, morango ou qualquer fruta de sua preferência a seu iogurte, mas se está de olhos nas calorias que tem consumido converse com seu nutricionista a respeito.

Meus filhos podem consumir iogurte natural caseiro?

Se a criança não possuir intolerância a lactose ou proteína do leite e não há nenhuma oposição por parte do pediatra do seu filho não tem problema ele consumir o iogurte natural caseiro. Conforme você viu a receita possui apenas dois ingredientes e é uma opção mais saudável, até mesmo para as crianças. Não esqueça de respeitar a faixa etária da criança, pois crianças pequenas não costumam gostar de alimentos sem açúcar ou mais azedos. O importante e permitir que ela prove o alimento, mas sem força-la, deixando-a à vontade para experimentar. Ofereça o iogurte natural caseiro para seu filho junto com uma fruta da preferência dele, use mel para adoçar.

Espero que tenha gostado da nossa receita. Faça o seu iogurte depois nos conte como ficou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site