Xilitol – tudo sobre esse adoçante

Compartilhe

O adoçante Xilitol é uma opção saudável para quem quer reduzir peso. Se comparado ao açúcar o, adoçante é cerca de 40% menos calórico. Por isso se utilizado no lugar do açúcar pode reduzir significativamente os níveis calóricos e contribuir para a sua dieta. Quer saber mais sobre esse adoçante? Continue lendo o artigo e saiba mais.

xilitolTudo sobre o Xilitol

O Xilitol passou a ser utilizado após uma grande escassez de açúcar sofrida pela Finlândia por conta da Segunda Guerra Mundial. O Xilitol é um adoçante extraídos dos vegetais e por ser menos calórico do que o açúcar é usado em várias culturas por pessoas que almejam reduzir peso, melhorar a saúde e reduzir os índices glicêmicos.

O produto é classificado como natural, porém passa por uma série de modificações até o produto final que é comercializado como adoçante. Ele é um excelente adoçante extraído de vegetais, como no caso do milho, e é classificado com o álcool do açúcar.

Benefícios de substituir o açúcar pelo adoçante Xilitol

Os estudos a respeitos dos benefícios desse adoçante foram realizados em animais e, no momento foi observado fatores importantes para a saúde como a diminuição da gordura visceral, a diminuição do açúcar no sangue e redução de peso. Entre os benefícios observados no cotidiano de pessoas que fazem uso do produto nota-se maior qualidade de vida. Pessoas que substituem o açúcar e consomem somente o Xilitol, como opção de adoçante notam redução de peso, índices glicêmicos positivos. O uso do açúcar deve ser associado a outros hábitos saudáveis como a pratica de exercícios físicos e consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e proteínas para perda de peso.

O adoçante Xilitol contribui para a redução de peso?

Pode afirmar que esse adoçante contribui sim para a redução de peso. Porem nem um produto exclusivamente vai promover o emagrecimento. Se seu objetivo é perder peso indicamos que substitua o açúcar comum pelo adoçante. É necessário consultar com um médico ou nutricionista para adequar outros fatores que garantem uma dieta de qualidade.

No primeiro momento pode parecer que substituir o açúcar pelo adoçante Xilitol não vai ser de grande eficácia, mas quando analisado o seu consumo diário de açúcar pode-se afirmar que é uma substituição adequada. O açúcar está presente no café, no leite, nos pães e em diversos produtos consumidos diariamente por isso há uma necessidade de avaliar os produtos ingeridos por você.

O adoçante Xilitol pode ser consumido por diabéticos?

Se você sofre com diabetes antes de iniciar o uso de qualquer produto deve conversar com o seu médico habitual para que o uso do produto seja profissionalmente avaliado. Porém o consumo de Xilitol está liberado a diabéticos, pois conforme vimos até o memento o adoçante é uma opção saudável que não depende de insulina para ser metabolizado. É um produto natural e sem muitas restrições, consulte seu nutricionista e peça maiores recomendações alimentares sobre o adoçante. Não possui contra indicações para gravidas, idosos e crianças.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui sobre um purê de batata doce que é uma delicia, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões podem deixar nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site