Niacina – Tudo sobre ela

Compartilhe

A niacina é conhecida também como vitamina B3 e atua na reparação do DNA e no metabolismo celular. A niacina é responsável pela produção dos hormônios sexuais e do estresse. Leia o artigo e aprenda tudo sobre essa importante vitamina.

niacinaNiacina

A Niacina é conhecida como ácido nicotínico, vitamina B3 ou vitamina PP. São responsáveis pela remoção de toxinas do organismo, produção de hormônios e reparação de material genético.

É essencial para acelerar o metabolismo do organismo e processar substancias como gorduras e carboidratos.

A Niacina que pertence as vitaminas do complexo B é encontrada no leite, em cereais, nas carnes magras, ovos e em frutas secas, entre outros alimentos e seu baixo consumo pode geral problemas de saúde. Confira a seguir.

niacinaO que ocasiona seu baixo consumo ?

A carência de Niacina no organismo pode levar a quadros de ‘pelagra’ que pode levar a demência e raramente acontece em países desenvolvidos. Diarreia, lesões nervosas e dermatite são alguns sintomas da doença. A carência dessa vitamina pode ser a causa de insônia, depressão, fadiga e outros.

Pessoas que sofrem com alcoolismo, cirrose, quadros de diarreia são propensas a desenvolver a doença. Vale ressaltar que a doença se desenvolve em pessoas que com deficiência da vitamina Niacina e tripofano. O corpo costuma transformar o tripofano em Niacina em pessoas que sofrem com a deficiência da vitamina do complexo B. Portanto para a pessoa desenvolver essa doença ela deve ter deficiência de tripofano também.

niacinaBenefícios da Niacina

Muitos fatores benéficos estão ligados ao consumo de Niacina além de prevenir quadros de pelagra e a seguir vamos destacar alguns dos benefícios em consumir a Niacina

-Redução dos níveis do colesterol ruim no organismo;

-Auxilia no tratamento de pacientes com diabete tipo 1;

-Ajuda em quadros de Esquizofrenia;

-Reduz o risco de doenças cardíacas;

-Quem consome Niacina tem menor risco de sofrer de Alzheimer;

Alimentos ricos em Niacina

Alguns alimentos são fontes de proteínas e vitaminas. Os alimentos a seguir possuem Niacina.

-Amendoim;

-Pão;

-Frango;

-Café;

-Salmão;

-Atum;

-Peru;

-Lentilha;

-Carne bovina.

Suplemento de Niacina

Os suplementos são normalmente recomendados por especialistas. Muitas pessoas não produzem ou consomem determinadas vitaminas e nesses casos os médicos recomendam suplementação. No caso da Niacina pode ser encontrada em cápsulas ou comprimidos.

Não inicie nenhuma a tomar uma medicação sem recomendação médica. Alguns medicamentos podem causar riscos a sua saúde ou causa dependência. Consulte um especialista.

Efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais os pacientes relatam calor desconfortável, diarreia e vermelhidão em certas regiões. Todos os sintomas devem ser relatados a seu médico especialista.

Risco a saúde

Pessoas que sofrem com diabetes, pressão alta, doenças renais, entre outras devem consultar um médico. Entre os riscos comumente relatados está ulceras estomacais, alterações na glicose e alteração do ritmo cardíaco, pode influenciar na pressão cardiovascular. O suplemento de Niacina pode cortar o efeito de outros medicamentos, por isso é indispensável relatar os remédios que consome para o seu médico antes de iniciar o uso do suplemento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site