Mama Cadela – todos os benefícios dessa planta

Compartilhe

A mama cadela é uma planta muito comum nos cerrados brasileiros e possui um fruto alanrajado com aspecto nodoso, que se assemelha com a mama de uma cadela, por isso recebeu seu nome. É uma planta que também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, principalmente o seu extrato e o seu pó, podendo serem usados para garantir vários benefícios à nossa saúde.

A mama-cadela é uma planta com várias propriedades medicinais e ela pode ser usada em várias ocasiões, basta que a conhecemos e saibamos para o que ela é recomendada. A seguir, conheça todos os seus benefícios.

mama cadelaBenefícios da Mama Cadela

O princípio ativo da mama-cadela é o bergapteno, podendo ser encontrado na sua casca, raiz e também nos frutos. Devido a esse princípio ativo, a planta pode ser usada no tratamento de vários problemas, como o vitiligo, além de outras doenças que possam causar o despigmento da pele. essa planta ainda é recomendada para tratar resfriados e gripes, bronquites, úlcera gástrica e pode ajudar a evitar a má circulação do sangue e aliviar manchas de pele. Sua ação é fotossensibilizante, antimicrobriana e anti-helmíntica.

A planta ainda tem sido usada na fabricação de medicamentos para o tratamento de vitiligo, visto que ainda é um problema sem cura. Os estudos em relação à planta com os benefícios para quem possui a doença, ainda estão sendo realizados e podem ser de grande ajuda para um futuro próximo onde possamos encontrar melhores formas de tratar a doença.

mama cadelaComo usar Mama Cadela

Essa planta pode ser consumida principalmente no formato de chá, mas também encontramos sua loção no mercado. O chá você pode encontrar as folhas em várias lojas de produtos naturais. O ideal é usar as folhas e alguns ramos picados, levando ao fogo junto de um litro de água. Primeiro você deve levar a água ao fogo para levantar fervura e depois adicionar a água às folhas e aos ramos. É preciso deixar repousando por 1 dia, depois coar e consumir cerca de 2 xícaras por dia.

Se você preferir por usar a loção de mama-cadela, pode usar a casca e a raiz, picando-as e reservando. Leve também um litro de água ao fogo e, quando levantar fervura, desligue e coloque por cima da casca e da raiz. Deixe descansando por 1 dia e depois aplique duas vezes por dia nas áreas afetadas pelo problema, como nos casos de vitiligo.

Onde comprar o extrato mais barato?

Em lojas como a americanas o preço é excelente, clique e confira:

Contraindicações de Mama Cadela

Apesar de ser extremamente benéfica para a saúde de modo geral, mama-cadela também pode conter algumas contraindicações e deve ser consumida com cautela. Se for usada em excesso, a planta pode causar fotoenvelhecimento, assim como câncer de pele. Por isso, o seu uso deve ser recomendado por um profissional e este ainda deve lhe recomendar a dosagem ideal de mama-cadela no seu dia a dia.

Não use por conta própria e, caso o faça, tenha consciência de não consumir em excesso, de modo contrário pode ter que lidar com graves problemas.

Já falamos aqui em outro artigo sobre como usar receitas saudáveis para emagrecer, sugiro a leitura do artigo.

Gostaram das dicas? Se tiverem sugestões podem deixar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site