Dieta Mind: cardápio, como funciona e tudo sobre ela!

Compartilhe

A dieta MIND é mais uma opção para você que quer levar uma vida saudável e conseguir emagrecer alguns quilos. Diferente de muitas outras dietas atualmente, ela não faz com que você fique horas sem comer, apenas modifica a sua alimentação e te ajuda a ingerir mais nutrientes e menos calorias. 

Essa dieta surgiu da junção de duas dietas que já são bastante populares e o seu principal objetivo é favorecer uma vida mais saudável, livre de várias doenças e proporcionar ao seu corpo todas as vitaminas e minerais que ele precisa. Se você ainda não a conhece, poderá conferir tudo sobre ela a seguir! 

O que é a Dieta MIND 

dieta mind

A dieta MIND nada mais é do que a junção de aspectos da dieta mediterrânea com a dieta DASH. Ambas possuem excelentes benefícios para a saúde do nosso corpo, evitando doenças cardiovasculares e também a hipertensão. A dieta MIND possui aspectos de ambas as dietas para proporcionar a você uma alimentação equilibrada, rica em muitos nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa para se manter saudável e livre de qualquer tipo de problema. Já ate falamos em outros artigos sobre receitas saudaveis que podem ajudar nisso.

O principal objetivo da dieta MIND é promover o consumo de alimentos que sejam ricos em substâncias neuroprotetoras e antioxidantes e, consequentemente, acabam prevenindo o surgimento de uma série de doenças, como o Alzheimer. 

É possível emagrecer com a Dieta MIND? 

Muitas pessoas se questionam se a dieta MIND contribui para a perda de peso e devemos esclarecer que esse não é seu objetivo. Essa dieta foi criada para atuar como uma aliada da saúde cerebral e cardiovascular. É claro que, como estamos falando de uma alimentação livre de alimentos processados e com menos calorias, você pode acabar perdendo alguns quilos, mas esteja ciente de que esse não é o objetivo da dieta. 

Se o seu principal intuito for emagrecer, deve consultar um profissional da área para saber quantas calorias por dia deve ingerir e, então, adequar à dieta para sua realidade. 

O que você deve comer na Dieta MIND 

Se você está pensando em adotar essa dieta para sua rotina, é preciso estar ciente de quais são os alimentos permitidos e indicados, assim você será capaz de montar o seu cardápio também baseado em seus gostos pessoais. Os alimentos nessa dieta devem ser ricos em antioxidantes, pois essas são substâncias que combatem os radicais livres e favorece a saúde do cérebro e do coração. 

dieta mind cardapio

A sua dieta deve ser composta por dez grupos alimentares, sendo eles: vegetais de folhas escuras, legumes, leguminosas, frutas vermelhas, vinho tinto, oleaginosas, azeite, grãos integrais, peixes e aves. 

Entre esses alimentos, você deve consumir, por exemplo: espinafre, agrião, couve, cenoura, berinjela, abobrinha, beterraba, feijão, lentilhas, soja, grão de bico, morango, melancia, nozes, castanhas, amêndoas, arroz integral, quinoa, aveia, massa integral, pão integral e entre outros. 

O que não comer nessa Dieta?

Quem quiser adotar a dieta MIND ainda deve se certificar de eliminar alguns alimentos de sua rotina. Devem ser evitados alimentos com alto teor de gorduras saturadas, assim como alimentos processados e ricos em calorias. 

De modo geral, você deve evitar consumir manteigas, margarinas, frituras, fast-food, queijos, carne vermelha, produtos processados e também doces. Não deixe de contar com a ajuda de um nutricionista para montar o seu cardápio, assim algumas alterações podem ser feitas respeitando seus gostos pessoais e ainda contribuindo para a sua saúde. 

Essa dieta vem se tornando cada vez mais popular e adotá-la poderá contribuir para que você viva mais e fique livre de uma série de doenças como a hipertensão, diabetes, derrame e muitas outras. Comece hoje mesmo a dieta MIND!

Conclusão

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam perder peso com sucesso

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site