Dieta mediterrânea – veja como funciona

Compartilhe

A dieta mediterrânea é uma opção de alimentação saudável para quem deseja ter uma qualidade de vida melhor e também voltada para aqueles que buscam emagrecer. Diferente de muitas dietas, ela restringe somente os alimentos que podem realmente lhe prejudicar, dando prioridade a alimentos frescos, naturais e ricos em nutrientes.

Com essa dieta você notará uma melhora na sua qualidade de vida e em sua saúde, assim como seu corpo funcionará corretamente e seu metabolismo estará melhor. Veja, a seguir, como funciona a dieta mediterrânea.

dieta mediterrâneaComo funciona

A dieta mediterrânea foca principalmente em alimentos naturais e de origem vegetal. Você deve dar prioridade a alimentos frescos e sempre preparar sua própria alimentação. Arroz integral, soja, leite e ovos, assim como o azeite, fazem parte da dieta mediterrânea. Até mesmo bolos, caso deseje comer, deve ser feito em casa, usando ingredientes alternativos e mais saudáveis.

Para fazer essa dieta você deve parar de consumir alimentos industrializados, pois isso ajudará a diminuir a produção de toxinas no organismo, o que gera vários benefícios. Além disso, para fazer essa dieta, você deve consumir frutos do mar pelo menos duas vezes por semana, afinal eles são fontes de vários nutrientes. Você deve também consumir bastante alimentos integrais, frutas e verduras.

dieta mediterrâneaBenefícios dessa dieta

A dieta mediterrânea pode te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor e contribuir para a sua saúde de modo geral, diminuindo até mesmo o risco de várias doenças, como as cardiovasculares, a diabetes, o câncer e também de doenças degenerativas.

Essa dieta mantém o corpo protegido de problemas como trombose e aterosclerose, além de fornecer todos os nutrientes que o corpo precisa e que os alimentos industrializados não possuem. Ela também é uma dieta barata e muito variada, possuindo legumes, verduras e frutas no cardápio, permitindo usar a criatividade para criar pratos deliciosos, coloridos e que sejam benéficos para a saúde.

O que comer

Você já deve ter uma noção sobre o que deve ser consumido nesse tipo de dieta, mas agora daremos mais alguns exemplos. Para preparar as refeições, você pode usar azeite, óleo de linhaça e de canola. Também deve consumir farinha, arroz, massa e aveia integrais, pois são ricos em fibras e contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de te manter saciado por mais tempo.

Feijão, grão-de-bico, soja, semente de linhaça e de abóbora também podem fazer parte do cardápio. A dieta ainda recomenda o consumo de 3 frutas por dia, sendo elas diferentes entre si. Você pode adicionar 1 em cada refeição que fizer. O leite também pode ser consumido, desde que seja desnatado. O iogurte deve ser natural e os queijos devem ser brancos. É possível consumir carne vermelha somente uma vez por semana e desde que seja um corte magro.

Em relação as bebidas, você pode consumir água ou uma taça de vinho, somente durante a noite. Lembre-se que cada organismo se adapta diferente a uma alimentação, por isso pode ser interessante ter acompanhamento médico no início.

Já falamos em outro artigo sobre as receitas saudáveis que são bem legais, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões podem deixar nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site