Cuscuz engorda? Saiba aqui

Compartilhe

O cuscuz é um prato de origem árabe, mas aqui no Brasil é conhecido como uma das principais receitas nordestinas. Muitas pessoas incrementam a receita de cuscuz e alguns a tornam fitness. Leia o artigo completo e descubra se consumir cuscuz é uma boa opção para sua dieta ou se o alimento nordestino engorda.

cuscuz engordaCuscuz engorda?

Não é correto afirmar que cuscuz engorda. Obviamente se servidos com acompanhamentos pesados e industriais ele engorda sim. Porém se você está procurando por uma opção saudável não fique triste, pois o cuscuz pode ser um aliado da sua dieta caso substitua alguns ingredientes.

Fique atento aos acompanhamentos pesados e opte somente por ingredientes naturais e de baixa caloria.

Cuscuz ou pão francês

O pão francês está presente diariamente na mesa dos brasileiros. É conhecido como pão de sal e cacetinho dependendo da região. Muitos nutricionistas orientam evitar seu consumo quando o objetivo é emagrecer. Estudos apontam que o pão francês possui mais de 150 calorias enquanto o cuscuz tem apenas 57 calorias.

O cuscuz é feito de milho e possui vitaminas e minerais importantes para uma dieta saudável. Opções como chia e linhaça podem ser ideais para uma alimentação de qualidade. Portanto é uma ótima opção substituir o pão francês tradicional por um cuscuz feito de maneira simples.

Cuscuz é fonte de proteínas, carboidratos e fibras

As proteínas contribuem para a saúde da pele e outros tecidos em geral. O cuscuz é fonte de proteína vegetal e carboidrato. Já as fibras contribuem para digestão de alimentos e auxiliam na perca de peso se consumido sem exagero. O alimento ainda possui vitaminas e minerais, por isso é uma opção saudável para contribuir a sua dieta.

Cuidados com os acompanhamentos para cuscuz

O cuscuz é comido tipicamente com acompanhamentos. Algumas pessoas preferem comer cuscuz salgado, com salsicha, carne, ovo e outras gostam mais de cuscuz doce com acompanhamento de chocolate, por exemplo. O perigo para sua dieta está nos acompanhamentos, pois conforme vimos até o momento o cuscuz é um alimento saudável. Então qual o acompanhamento ideal? O acompanhamento não deve ser gorduroso, incluir alimentos fritos ou industrializados. Converse com o seu nutricionista e peça recomendações sobre a melhor forma de adequar o cuscuz para sua dieta.

Cuscuz um aliado na dieta

Nenhum alimento sozinho é responsável por emagrecer ou engordar. O cuscuz pode sim ser um grande aliado na dieta mas deve ser associado a hábitos saudáveis, como pratica de exercícios físicos diários e alimentação saudável, rica em proteínas.

Todo alimento deve ser consumido com moderação e em casos de dietas deve ser recomendado pelos nutricionistas.

História do cuscuz no Brasil

No Brasil o cuscuz é feito de farinha de milho, arroz, polvilho ou mandioca. Era destinado as famílias pobres, bandeirantes e aos escravos. Foi trazido ao Brasil no século XV pelos portugueses e era consumido com carne. Atualmente é um dos pratos mais queridos do Brasil principalmente no Estado Nordestino onde é consumido como uma iguaria da culinária nordestinas.

Gostaram das informações? Pra quem quer perder peso de verdade sugiro ler sobre o detox10 emagrecedor que é bem legal.

Sugestões podem ser deixadas nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site