Como Fazer Macarrão FIT gastando menos gás de cozinha

Compartilhe

Com a alta no preço do gás de cozinha, que hoje está bem salgadinho,, o consumidor vem sentindo a necessidade de adaptar tanto o bolso, como no uso, agora mais consciente do produto, para evitar desperdício e dar mais tempo de vida útil ao gás de cozinha. 

Nessa onda de economia e consumo consciente, vêm surgindo várias receitas na internet com formas rápidas de preparo dos mais diferentes alimentos e, acredite, nem mesmo o macarrão escapou dessa lista.

E aí, que tal um macarrão vapt vupt? Com poucos passos, alguns minutinhos e economizando seu gás de cozinha você consegue preparar um delicioso macarrão. Quer saber como? Confira!

Receita de Macarrão FIT para economizar gás de cozinha

Voce pode utilizar macarrão de arroz ou de abrobrinha para receita ser fit.

Como Fazer Macarrão gastando menos gás de cozinha

Para começar, esqueça tudo que você aprendeu até agora ou leu em embalagens de macarrão, essa forma que você vai aprender é bem simples, saudável e muito econômica, ou seja, além de economizar gás de cozinha, ainda vai ter todos os benefícios do macarrão. Anote:

  • Primeiramente, para cada 500gr de Massa de macarrão de abobrinha você vai usar 1 litro de água, então, vai esperar a água ferver e assim que ferver adicionar 1 colher (sopa) de sal e esperar levantar fervura novamente.
  • Após levantar  fervura, você vai colocar o macarrão na água fervente e misturar bem para soltar o amido.
  • Então, desligue o fogo, pois como a água já esta quente não há necessidade de mantê-lo aceso, o calor da água já é o suficiente para acontecer o cozimento.
  • Com a panela bem tampada, deixe o macarrão cozinhar por cerca de 5 minutos (esse tempo pode variar para cada tipo e marca de macarrão).
  • Então, misture bem e veja se o macarrão está no ponto, se estiver, escorra e coloque diretamente no molho, misturando muito bem, caso seja macarrão para salada, pode passar em água corrente para esfriar (mas só se for salada ok?)

Atenção:
Essa técnica só é indicada para macarrão de ovos, pois massas de Grano Duro precisam de muito mais tempo de cozimento, e nesse caso a água acaba esfriando antes do macarrão terminar o cozimento, portanto, já sabe, só vale para macarrão de ovos!

Molho
Sempre que for fazer macarrão é fundamental que faça primeiro o molho, já que o mesmo deve estar pronto antes da massa, pois se a massa ficar esperando pelo molho, ela vai esfriar, grudar e perder textura e qualidade e seu macarrão econômico vai por água abaixo.  

Por isso, já sabe, logo que escorrer p macarrão, imediatamente, junte molho, misture bem para que o caldo envolva todo o macarrão. Sirva imediatamente.

E é isso, viu como é simples? Além de ser uma refeição deliciosa e rápida, ainda vai economizar seu gás de cozinha!

Dicas gerais de economia de gás de cozinha:

Se está atrás de mais dicas para economizar mais no uso do gás de cozinha você veio ao lugar certo. Além da receita do delicioso macarrão acima, ainda pode anotar essas outras dicas:

  • Adote a estratégia de congelar os preparos, por exemplo, o feijão e arroz podem ser cozidos em quantidade maior de uma só vez, e depois congelados em porções fracionadas individuais.
  • Na hora de preparar as refeições, escolha sempre a panela de acordo com o tamanho da boca do fogão, pois se o recipiente for grande demais, o tempo de cozimento aumentará. Se for muito pequeno, parte da chama ficará para fora, desperdiçando o potencial do fogo e, claro, o gás de cozinha.
  • Veja se a chama está bem azul, porque caso ela fique com aparência amarelada, é sinal de que a boca do fogão não esteja bem regulada e pode acabar liberando mais gás de cozinha do que o necessário, ou mesmo, que o gás de cozinha está acabando.

Evite deixar janelas abertas na cozinha, elas permitem que correntes de ar diminuam a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento, gastando mais gás de cozinha . Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas, evitando correntes de ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site