Comida saudável: 5 dicas de reeducação alimentar para comer melhor

Compartilhe

Dieta restritiva, jejum intermitente e outras formas de alimentação são facilmente encontradas na internet como solução para diversos problemas. Porém, poucas pessoas possuem o hábito de consumir comida saudável com frequência e com regularidade. Muito mais do que restringir alimentos, reeducação alimentar é mudar o seu prato, organizar sua despensa e criar hábitos saudáveis.

 

Fazer uma reeducação alimentar é uma ótima forma de compreender os efeitos da comida saudável em nosso corpo e a influência dela no nosso dia a dia em pontos como disposição, humor e outros fatores físicos e mentais.

 

Construir novos hábitos alimentares é uma ótima maneira de aliar boa forma e saúde sem precisar partir para dietas mágicas ou altamente restritivas. “Aprender a comer” vai muito além do que aprender o que colocar e o que não colocar no prato. Uma reeducação também envolve disciplina, compromisso e boas práticas. Confira cinco dicas para comer melhor:

 

5 dicas de reeducação alimentar para comer melhor

dicas comer suadavel

 

  • Organize sua despensa

 

 

Para dar início à uma reeducação alimentar é preciso lembrar que a sua despensa é um resumo de como é a sua alimentação. Se ali não há uma grande variedade de alimentos e poucas opções de comida saudável, esse é um sinal primeiro sinal de que você não segue bons hábitos alimentares.

 

Isso significa que você deve se desfazer de todos os seus doces, carboidratos, industrializados e processados? Não, mas lembre-se de que quando eles forem se esgotando, você pode substituí-los gradativamente por outros alimentos como frutas, verduras, leguminosas e outras opções naturais, trazendo cada vez mais equilíbrio para o seu prato.

 

 

  • Mais naturais, menos processados

 

 

Como já citamos, uma reeducação alimentar não consiste apenas em excluir certos grupos de alimentos ou seguir dietas restritivas, e sim em equilibrar as porções de todos os alimentos, incluindo comidas saudáveis. A adaptação, sendo feita de forma gradativa, acaba acontecendo de forma natural.

 

Com a ajuda de um profissional da nutrição, você pode identificar a sua fraquezas (pois há quem não resista a uma barra de chocolate ou a um lanche no final de semana) e suas necessidades. Assim, ele poderá ajustar dentro da sua alimentação o que você gosta com o que você precisa. Mas uma coisa é fato: quanto mais alimentos naturais e sem ingredientes “secretos”, industrializados e processados, mais saudável será o seu corpo.

 

 

  • Comida saudável + práticas saudáveis

 

 

Colocando comida saudável na sua rotina e na sua despensa, você agora precisa saber sobre boas práticas que devem se tornar hábitos. Lembre-se de se alimentar devagar, respirando e descansando entre as porções. Beba muita água durante o dia – o recomendado por profissionais de saúde é de, ao menos, dois litros por dia.

comida saudavel

Também é muito recomendado fazer refeições de três em três horas. Dessa forma diminuímos a quantidade colocada em nossos pratos, já que iremos repor por mais vezes durante o dia.

 

 

  • Planeje suas refeições

 

 

O planejamento é outro passo para reeducar seu organismo. Separe os alimentos que irá consumir durante o dia em suas refeições, seja no café da manhã, almoço e janta ou lanches e frutas. Além disso, você deve avaliar quais os melhores momentos da sua rotina que você passará na cozinha, podendo se dedicar integralmente à sua reeducação alimentar.

 

Com a ajuda de um profissional qualificado você pode montar o seu cardápio semanal, estabelecendo assim a rotina perfeita e ideal para você.

 

 

  • Tenha vontade de aprender!

 

 

Você não tem o costume de cozinhar as suas próprias comidas e constantemente usa e abusa de deliverys e aplicativos que entregam refeições na sua casa? Então pense em começar a colocar a mão na massa – literalmente! Cozinhar exige dedicação, mas com o tempo se torna um hábito. E quem cozinha sabe: poucas coisas são tão satisfatórias quanto fazer a própria refeição e se apaixonar pelo sabor.

 

Outra dica importante: sem preconceitos. Tire da sua mente que comida saudável é ruim, afinal a internet nos oferece diversas receitas diferentes com alimentos naturais e que podem ser tão boas ou melhores que receitas que abusam na quantidade de doce e açúcar.

 

Benefícios da comida saudável

 

Manter uma rotina de alimentação saudável traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além de evitar o sobrepeso e a obesidade, a alimentação correta pode prevenir doenças crônicas, cardíacas e pulmonares, reduzir o cansaço, o estresse e melhora o humor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site