Centella Asiática – Veja os benefícios para o corpo

Compartilhe

A Centella é uma erva comumente usada na medicina chinesa por possuir propriedades que auxiliam no processo de cicatrização entre outros benefícios ao organismo humano. Em alguns países a Centella é consumida na alimentação e em outros ela é encontrada em cápsulas para manipulação. Leia o artigo completo e aprenda mais sobre a Centella Asiática.

centella asiáticaCentella Asiática

Conhecida também como Gotu Kola, Centela ou pegaga. É uma erva nativa no sul da Ásia, em ilhas do Pacífico e na Austrália. É encontrada em regiões tropicais pantanosas e margens de rios.

A Centella é usada na medicina oriental como cicatrizante em feridas, ulceras e queimaduras. Possui ação anti-inflamatória e estudos apontam suas propriedades contra a depressão. Na área da beleza e cosmetologia a planta é usada no tratamento de celulites.

Para que serve a Centella Asiática?

A Centella Asiática possui muitas propriedades e os estudos científicos realizados com a erva apontam a sua importância para a medicina. A planta é utilizada em tratamentos para má circulação sanguínea, controle de diabetes, auxilia em casos de lepra, ulceras e combate as celulites, estrias e o envelhecimento precoce. Também auxilia na memória, previne contra o câncer entre outros.

Centella AsiáticaBenefícios da Centella

A planta que é rica em aminoácidos, minerais, vitaminas e outros, possui ação antioxidante e anti-inflamatória que contribui para casos de cicatrizações de feridas, previne varizes e hemorroidas, melhora a qualidade do sono, suaviza rugas e diminui a ansiedade.

Centella AsiáticaContra indicação da Centella

Gestantes, lactantes e crianças devem consultar com um médico antes de consumir a erva seja por chá ou capsula. São casos mais delicados onde não se

pode arriscar. Alérgicos a plantas que pertençam a família Apiaceae também não devem fazer uso de produtos que contenham a Centella.

Pessoas com gastrite, problemas no fígado ou rins não devem consumir a Centella.

Onde comprar mais barata?

Nas Lojas abaixo o preço é excelente, clique e confira:

 

Efeitos colaterais da Centella

Alguns sintomas já foram observados em pessoas que ingeriram a Centella ou usaram produtos com derivados da planta. Dentre os efeitos colaterais comuns destaca-se a sensibilidade ao sol. Pacientes que usaram pomada de Centella relatarão coceira e vermelhidão no local. Doses elevadas da planta podem causar desde infertilidade a intoxicação e problemas sérios no fígado.

Centella AsiáticaComo consumir a Centella Asiática

A planta pode ser consumida em cápsula, pó, tintura ou chá. Deve ser ingerida de 1 a 3 vezes ao dia no máximo. Em casos de cremes, gel e pomadas não se deve exceder o máximo de aplicação recomendada ao dia. Avalie o local onde foi aplicado o produto e em caso de vermelhidão e coceira descontinue o uso.

A Centella Asiática auxilia na perda de peso?

Em estudos feitos a partir de animais a planta mostro que pode ser uma aliada em dietas. Suas propriedades diuréticas fazem que as toxinas sejam eliminadas de forma natural através da urina. Como a planta ajuda a reduzir a ansiedade também acaba auxiliando no emagrecimento, pois pessoas ansiosas comem mais que outras pessoas e comem muitas vezes ser estar com fome.

Importante

Sempre consulte seu nutricionista antes de ingerir qualquer alimento novo em sua dieta! Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas que são de domínio público na internet.

Já falamos aqui em outro artigo sobre receitas saudaveis que são bem interessantes, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site