Bolo para celíaco – veja como fazer

Compartilhe

Conheça um bolo para Celíaco sem Gluten, veja como fazer e se deliciar

As pessoas celíacas são intolerantes ao glúten e por isso precisam adotar um regime de alimentação mais restritivo, retirando todos os alimentos que são ricos nessa substância do cardápio. Isso engloba muitos alimentos e pratos, assim como doces e sobremesas. Entretanto, o mundo culinário vem evoluindo muito e já existem centenas de receitas de pratos tradicionais, em versões sem glúten, para que essas pessoas possam ter uma alimentação menos restrita. Hoje, por exemplo, você aprenderá a fazer bolos para celíacos. Veja as receitas a seguir!

bolo para Celíaco sem GlutenBolo de Nozes sem glúten

Essa receita leva ingredientes para massa e para cobertura. Veja-os a seguir:

– 1 xícara de chá de leite;

– 100 gramas de margarina;

– ¼ de xícara de maisena;

– 1 xícara de chá de nozes trituradas;

– 6 ovos;

– 1 e ¾ de xícara de chá de creme de arroz;

– 1 colher de sopa de fermento em pó;

– 2 xícaras de chá de açúcar;

– 1 colher de chá de essência de nozes;

– 1 pote de doce de leite;

– ½ xícara de chá de nozes picadas;

– 2 colheres de sopa de nozes bem trituradas (cobertura);

– 1 pote de doce de leite (cobertura).

Triture as nozes como preferir. Bata as claras em neve e reserve. Misture as farinhas e reserve. Bata agora a margarina com o açúcar na batedeira até que vire um creme branco, depois adicione as gemas, uma por vez, seguidas do leite, das farinhas e da essência de nozes. Não pare de mexer, até que a massa fique cremosa. Desligue, adicione as nozes e o fermento, misture novamente. Adicione as claras em neve e coloque a massa na fôrma untada e enfarinhada. Asse no forno a 180ºC até que o palito saia limpo. Quando o bolo estiver pronto, você deve cortá-lo ao meio e umedecer as duas partes com água com açúcar. Depois espalhe o recheio de nozes e doce de leite e feche-o. Para a cobertura, espalhe o doce de leite sobre o bolo e depois polvilhe as nozes.

bolo para Celíaco sem GlutenBolo de Fubá sem glúten

Ingredientes:

– 1 xícara de açúcar;

– 5 ovos;

– 1 xícara de água;

– 1 xícara de chá de fubá;

– 2 xícaras de chá de leite;

– 4 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada;

– 1 colher de sopa de erva-doce;

– 1 pitada de sal.

Leve o leite, a água, a erva-doce, a gordura vegetal e o sal para uma panela e, quando estiver fervendo, adicione todo o fubá. Mexa com uma colher de pau até que a massa desgrude totalmente do fundo da panela. Desligue o fogo, adicione os ovos um por vez e não deixe de mexer. A massa deve ficar lisa. Depois é só colocar na fôrma e assar. Você também pode fazer pequenos bolinhos, untando sua mão e fazendo bolinhas com a massa, depois assando-as no forno normalmente. Há várias opções, teste você mesmo para descobrir do que gosta mais.

Já falamos aqui sobre as receitas low carb para emagrecer, sugiro a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site