Adoçante faz mal? Saiba aqui

Compartilhe

Será que o adoçante faz mal pra saúde mesmo? Confira essas super dicas aqui

O adoçante é um ingrediente que foi criado para adocicar alimentos e bebidas sem necessidade de adicionar açúcar, um ingrediente que deve ser evitado por algumas pessoas, como as diabéticas e até mesmo aquelas que desejam emagrecer. Sendo assim, o adoçante é conhecido como uma alternativa mais saudável ao açúcar e é consumido mundialmente por pessoas diabéticas ou que estejam no processo de emagrecimento.

Ainda assim, há muitos rumores sobre os reais benefícios e malefícios desse ingrediente. Muitos até mesmo acreditam que ele possa, na verdade, fazer mal para nossa saúde. Você saberá se isso é verdade a seguir!

adoçante faz mal pra saúdeAdoçante realmente faz mal?

É comum vermos muitas pessoas falando que o adoçante, na verdade, faz mal para a saúde e pode aumentar o risco de algumas doenças, como o câncer. No entanto, nenhum estudo comprovou que o ingrediente pode realmente aumentar as chances da doença, por isso até o momento, isso é um mito.

Por outro lado, o adoçante possui algumas substâncias sintéticas em sua composição, por isso ele pode sim acabar trazendo alguns prejuízos para a saúde, mas somente quando consumido em excesso. A alternativa é intercalar o uso do adoçante com adoçantes considerados naturais, como o xilitol. Além disso, consumir de forma moderada não deverá trazer nenhum problema.

Adoçante pode contribuir para o ganho de peso

Por mais que seja usado por muitas pessoas que querem emagrecer, consumir adoçante pode sim acabar causando o ganho de peso. Novamente, se for consumido em excesso, o adoçante pode contribuir para o ganho de peso, ainda mais quando o indivíduo não pratica atividades físicas e nem possui uma alimentação equilibrada.

Isso acontece porque, quando o nosso organismo sente falta da glicose, ele aumenta a sua vontade de consumir os alimentos na versão diet, por isso é preciso ter controle do consumo e ter uma boa alimentação.

Restrições ao consumo de adoçante

Vimos até aqui que o consumo moderado e controlado do adoçante não faz nenhum mal para a saúde, no entanto, há alguns grupos de pessoas que não devem consumir esse ingrediente. Mulheres grávidas, por exemplo, não devem fazer uso de adoçante, pois há a suspeita de que alguns ingredientes artificiais presentes na composição podem prejudicar o bebê. Em alguns casos até é possível consumir, mas de forma extremamente moderada e com acompanhamento médico.

Além disso, os adoçantes também devem ser evitados por pessoas que sofram da doença genética fenilcetonúria, pois um dos efeitos do consumo do adoçante pode ser o retardo mental. O restante do público pode consumir o adoçante em quantidades moderadas e sem exageros.

O adoçante pode ser o substituto do açúcar em diversos pratos. Há diversos tipos de adoçantes no mercado e você pode escolher aquele que melhor atender suas necessidades. Lembre-se também de conferir a tabela nutricional dos alimentos que se dizem diet, pois mesmo que diminuam o açúcar, podem aumentar a presença de outras substâncias e acabarem sendo tóxicos para a saúde e o organismo. Equilíbrio é necessário em tudo.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o purê de batata doce fit, recomendo a leitura do artigo.

Sugestoes de novos artigos podem deixar nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site