Açúcar mascavo engorda menos?

Compartilhe

O açúcar é um alimento muito popular e que traz muitas polêmicas quando o assunto é perda de peso. Milhares de pessoas cortam o açúcar da alimentação quando querem emagrecer, enquanto outros fazem substituições, afinal existem vários tipos de açúcares. Um deles é o açúcar mascavo, muitas vezes atuando como substituto do açúcar branco em várias receitas.

No entanto, ele continua sendo um açúcar. Qual o seu diferencial e será que ele acaba engordando menos que o açúcar branco? Veja tudo a seguir.

Propriedades nutricionais do açúcar mascavo

Para podermos conhecer um pouco mais desse açúcar, podemos conferir as suas propriedades nutricionais. De acordo com essas propriedades, é possível saber porque ele pode ser benéfico para a saúde e porque consumi-lo, ou não.

Apenas 1 colher de chá de açúcar mascavo possui 11 calorias, sendo menos do que a do açúcar branco. Esse açúcar mascavo também não possui gordura, nem colesterol ou sódio, podendo ser visto realmente como uma das melhores alternativas. Ele possui 3 gramas de carboidratos e 3 gramas de açúcar, quantidades consideradas insignificantes. Além disso, ele também não possui vitaminas nem minerais.

Açúcar mascavo é mais saudável

O açúcar mascavo natural pode realmente ser considerado mais saudável do que o açúcar branco. Ele é livre de qualquer toxina que possa prejudicar o nosso corpo, possui alguns minerais naturais e vitaminas com potássio, magnésio, ferro, cálcio e o fósforo.

Por isso muitos acabam utilizando-o em suas receitas e em seus pratos. O açúcar mascavo é sim mais saudável, mas isso não significa que ele não engorde. Como todos os açúcares, o seu consumo deve ser moderado.

Açúcar mascavo engorda?

O açúcar mascavo pode sim contribuir para o ganho de peso, apesar de ser uma alternativa um pouco mais saudável. Devido ao fato de possuir 3 gramas de açúcar, mas não ter nada de fibras, é um amido ruim. Isso significa que o açúcar mascavo se trata de um carboidrato muito fácil de quebrar no organismo e, a cada colher de chá, você não recebe nenhum ganho nutricional.

Sendo assim, quando ele é ingerido em quantidade excessiva, pode contribuir para o ganho de peso. Embora o açúcar mascavo tenha, na teoria, menos calorias que o açúcar refinado branco, os dois promovem o mesmo tipo de ganho de peso, não possuindo tanta diferença assim na prática.

Como evitar o ganho de peso com açúcar

Independentemente de qual açúcar você for consumir, é preciso que o consumo seja moderado para evitar ganho de peso e outros problemas. A melhor forma de evitar o ganho de peso é limitando o consumo.

A quantidade mínima que deve ser consumida de açúcar diariamente depende da quantidade de calorias totais que um adulto consome. De modo geral, mulheres podem consumir até 100 calorias de açúcar por dia, enquanto os homens podem consumir 150 calorias. De qualquer forma, ter acompanhamento médico pode te ajudar a cortar o açúcar de algumas refeições e ter um consumo mais equilibrado para evitar o ganho de peso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site